Aprenda o segredo da JB Qualità para fazer um café passado no capricho

20/01/2017

A JB Qualità oferece, além de serviços de limpeza corporativa e de condomínios, serviços de recepcionista e copa. Por isso nós temos alguns segredinhos para prestar um bom serviço. Dentre eles a receita para fazer um ótimo café com coador de pano ou filtro de papel. Afinal, o cafezinho também é um cartão de visitas de sua empresa.

Como estamos só eu e você aqui, vou dar algumas dicas de como preparar um bom café, mas fica só entre nós, ok?

Posicione o coador no suporte, com um recipiente grande o suficiente para a quantidade de café que vai preparar logo abaixo.

No caso do filtro de papel, dá para posicionar o suporte diretamente sobre a garrafa térmica.

Mais uma coisa importante para quem vai usar filtro de papel: segure o suporte com uma das mãos enquanto derrama a água dentro do filtro. Não é excesso de cuidado, muitas pessoas se queimam exatamente nesse momento.

Eu gosto de escaldar tudo antes de coar o café, até o coador (seja ele de pano ou de papel). Então, fervo a água e a utilizo só para isso. Depois é que eu vou preparar a água do café.

“Mas porque você não ferve logo bastante água para poder fazer tudo isso, escaldar e coar de uma só vez?”

Aqui é que está o pulo do gato!

O café nunca deve ser coado com uma água em ebulição. A temperatura ideal da água para passar pelo pó do café é de 90º a 92ºC, enquanto a água fervente em ebulição vai estar em torno de 100ºC.

Então, ferva a água (que pode ser filtrada, caso tenha filtro, mas não precisa ser mineral), escalde os recipientes (enchendo-os com a água fervente) e o coador de pano ou o filtro de papel (é só passar um pouco de água por eles).

Leve a água do café para ferver (sempre filtrada ou mineral). O tipo de panela ideal para isso é qualquer uma que tenha aquele “biquinho” para você canalizar o líquido na hora de virar, sabe? Seriam, então, chaleiras ou leiteiras (ou “fervedores“).

Enquanto a água ferve, coloque o pó no coador que for utilizar.

“Quanto de pó?”

Existe uma medida padrão que é quase unanimidade entre as marcas de café: 4 a 5 colheres (sopa) cheias para cada 1 litro de água. Porém, os baristas sempre falam em uma medida muito maior, tipo 6 a 8 colheres. Eu estou com os fabricantes, porque acredito que eles conheçam seus produtos melhor do que ninguém e que estejam muito bem intencionados, querendo que o consumidor obtenha o melhor resultado possível e volte ao supermercado para comprar mais. Fora isso, você vai poder regular a quantidade conforme for ganhando experiência e nada impede que experimente uma quantidade maior depois.

Não aperte o pó do café dentro do coador, por mais tentador que isso possa ser.

Atenção!! Não deixe a água passar do ponto! Ela precisa ser retirada do fogo assim que estiver dando os primeiros sinais de fervura. Quando as primeiras bolhinhas começarem a subir do fundo para a superfície, não espere nem mais um pouco: está na hora de coar o café!

Pegue a panela com cuidado para não se queimar com o vapor.

Não deixe nunca que a água caia em grande quantidade sobre o pó. Comece “regando” todo ele, evitando derramar água onde não tem pó de café, só coador.

Não tente olhar por cima do coador porque o vapor pode queimar seu rosto!

Quando tiver molhado tudo, continue deixando a água cair lentamente no centro do coador, fazendo um fio bem pequeno (fio = água caindo).

 Esse é o momento em que o café é extraído. Quanto mais tempo durar, mais sabor terá. Se o tempo for muito longo (mais do que 4 ou 6 minutos para um pó de moagem fina, o mais comum na casa dos brasileiros), a extração excessiva vai deixar a bebida amarga, desagradável. Se passar muito rápido, ela vai ficar sem sabor.

Você pode ir regulando o tempo que a água demora para passar no coador com a quantidade de pó. Quanto mais pó, mais demorado vai ser. Então, se quiser um sabor mais fraco, diminua a quantidade de pó na próxima vez. Se quiser mais forte, aumente!

Não mexa enquanto o café estiver coando. É muito comum as pessoas mexerem com uma colher “para ajudar” mas isso não deve ser feito, porque interfere no sabor.

Agora que você tem a receita, vamos lá fazer um ótimo café e aquela média com os colegas de escritório.

Fonte: http://socorronacozinha.com.br/

Veja Também