Função de zelador e síndico nos condomínios

01/03/2017

Qual é a função destes cargos? O que eles fazem de diferente um do outro? Qual a importância de tê-los em seu prédio? Qual o grau de importância deles para os moradores? O que representam para a administração de condomínios?

O síndico é responsável pela administração de todo o condomínio. Normalmente eleito através de votação, feita em assembleias, pelos moradores do residencial. Assim que inicia seu mandato, o síndico assume responsabilidades Penal e Civil pelos danos causados a terceiros e aos condôminos. O síndico é o representante do prédio. Sempre que houver problemas, é ele quem responde pelo condomínio. Suas atividades podem ou não ser remuneradas.

O zelador do prédio, na maioria das vezes, é contratado pela administradora de condomínios. O nome do cargo já deixa bem claro o objetivo de sua função: zelar pelo condomínio. Ele deve garantir que as atividades instituídas ao síndico sejam realizadas e aconteçam de maneira correta. Na hora da contratação de um zelador, fica acordado se haverá a necessidade de residência do mesmo no condomínio, caso isso aconteça, acarreta em 24% de desconto na sua remuneração, incluindo férias, 13º salário, FGTS e INSS.


Dentre as atividades do zelador, não está incluso receber ordens nem pedidos dos condôminos, a ele cabe à função de repassar as reclamações e solicitações dos moradores para o síndico.

Além disso, o cargo também inclui as seguintes tarefas:

·         Providenciar materiais necessários para as tarefas de outros funcionários do prédio;

·         Limpeza e checagem dos elevadores e relógios de água;

·         Avaliar as condições de funcionamento de lâmpadas, gerador, central telefônica e portões;

·         Vistoriar horários de entrada e saída e o desempenho dos demais colaboradores.

Síndico e zelador devem formar uma dupla que possui o mesmo fim: resolver as dificuldades que possam atingir os moradores ou o próprio condomínio.

A JB Qualità oferece serviço terceirizado de zelador de condomínios. Com isso o síndico e todos os condôminos ficam livres de responsabilidades trabalhistas que são assumidas pela JB. Além disso é possível trocar o funcionário com agilidade e rapidez e a JB oferece todas as ferramentas de trabalho.

Veja Também